quinta-feira, 1 de maio de 2008

Futebol - A pedido dos fãs

Libertadores: Fla e Flu bem na fita
Por Hugo Lago

Flamengo e Fluminense deram um importante passo rumo à classificação às Quartas-de-Final da Taça Libertadores da América. O rubro-negro foi à Cidade do México e venceu o América por 4 a 2 podendo no jogo de volta, perder por até 2 a 0 que ainda assim, garante sua permanência na competição. O técnico Joel Santana até cogitou poupar alguns jogadores tentando evitar o cansaço e o desgaste excessivo, já que a equipe no domingo, decide o Campeonato Carioca com o Botafogo. Mas, acabou optando por mandar a campo, sua força máxima, e deu certo. A equipe ao longo do primeiro tempo já havia mostrado superioridade em relação ao adversário tanto que aos 42 minutos do primeiro tempo, o Meia atacante Marcinho fez boa jogada individual e de pé esquerdo abriu o marcador. Tudo levava a crer que o Flamengo iria para o intervalo com vantagem no marcador. Só que o cochilo da defesa não estava nos planos. Aos 45 minutos, ainda na primeira etapa, cruzamento de Mosqueda pelo lado esquerdo, e Cervantes sem marcação cabeceou para empatar o jogo.
O empate já seria um bom resultado, só que depois das muitas chances criadas, aos 24 do segundo tempo, Marcinho novamente: arrancada pela direita e no chute cruzado, o camisa 22 fazia o segundo gol dele na partida, quinto no torneio. Mas assim como no primeiro tempo, após estar em vantagem no marcador, a defesa permitiu a reação. Aos 26, Esqueda, livre na entrada da pequena área, fez o segundo do América. A partir daí, o time mexicano passou a mandar na partida. O Flamengo, nitidamente sentindo o "back" de ter levado o gol de empate, acabou deixando seu sistema defensivo desguarnecido e quase sofreu a virada. Porém, nos minutos finais, o time ainda encontrou forças para fazer o terceiro. Aos 42, Obina chutou na trave. No rebote, Leonardo Moura rolou para Diego Tardelli, impedido de fazer o que seria o gol da vitória. Seria! Isso porque, nos acréscimos, Leonardo Moura, após tabelar com Íbson, invadiu a grande área e por cobertura, deu números finais à partida: 4 a 2.
Já o Fluminense, também conseguiu o seu triunfo, só que em solo colombiano. O time que nunca havia passado da primeira fase da competição, venceu o Atlético Nacional da Colômbia por 2 a 1 e pode perder por 1 a 0 no jogo de volta que avança às Quartas-de-final. Com os dois times marcando muito forte no início, as chances de gol eram raras. Só que, aos 20 minutos de bola rolando, o lateral esquerdo Júnior César, em jogada veloz, foi derrubado na área pelo goleiro Ospina. Cartão vermelho para o camisa 1 da equipe de Medelín e na penalidade cobrada, Tiago Neves fez o primeiro do Flu que administrou bem a vantagem numérica em campo e no marcador durante o restante da etapa inicial. Na segunda metade da partida, o Atlético Nacional, com uma postura visivelmente mais ofensiva mesmo jogando com um homem a menos, chegou ao empate aos seis minutos. Escanteio pela direita, Washington rebateu mal e Arrúe no rebote chutou no ângulo de Fernando Henrique. Aceitando o empate como um bom resultado, o técnico Renato Gaúcho sacou Tiago Neves e pôs Maurício na intensão de reforçar a marcação no setor. A alteração acabou dando mais qualidade na marcação de jogadas, tanto que aos 30 minutos, o argentino Darío Conca acertou um belo chute de fora da área e colocou o tricolor na frente. Além do resultado a favor, a boa notícia foi a volta do atacante Dodô aos gramados. O jogador entrou em campo após dois meses de inatividade e quase deixou o seu gol.
As outras duas equipes brasileiras que também entraram em campo pela Libertadores foram o São Paulo e o Cruzeiro. O tricolor paulista empatou sem gols com o Nacional do Uruguai, jogo que aconteceu em Montevidéu, e a equipe mineira perdeu para o Boca Juniors em Buenos Aires, pelo placar de 2 a 1.

Nenhum comentário: