segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Hotel Sheraton é alvo de operação de combate a crimes ambientais

O hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, foi alvo da operação realizada na quinta-feira (02/10) pelos órgãos ambientais para identificar edificações, como hotéis e condomínios do bairro, que despejam esgoto in natura no Canal de Marapendi. A ação reuniu policiais e fiscais da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), Feema e Serla, órgãos da Secretaria Estadual do Ambiente, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Cedae e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
Foram coletadas pela Feema, amostras da água da rede de esgoto para análise e o resultado será divulgado em uma semana. Foi utilizado no trabalho, um tipo de corante nas redes coletoras do hotel. A substância identificou que os dejetos estão desaguando no Canal de Marapendi, porém, somente as análises poderão definir se o esgoto está in natura ou se recebe algum tipo de tratamento.
O objetivo da blitz ecológica, segundo a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, é coibir o despejo irregular de esgoto in natura no Canal de Marapendi. Os empreendimentos que estiverem em situação irregular receberão notificação da Feema e seus responsáveis responderão por crime ambiental e poderão ser multados em até R$ 1 milhão.
A operação consiste ainda em conscientizar a população em geral a não despejar esgoto in natura nos recursos hídricos: isso configura crime ambiental.
No mês passado, o hotel Windsor foi flagrado despejando esgoto in natura no Canal de Marapendi, logo após fiscais constatarem a irregularidade os responsáveis pelo hotel deram entrada na Cedae pedindo a regularização do empreendimento.
Fonte: Secretaria Estadual do Ambiente

Um comentário:

Tecelã disse...

tem de apertar mesmo estes empresários, que ostentam tanto luxo, faturam alto, e degradam o meio ambiente. além de tudo, são burros, pois estão matando seu próprio negócio, mas isto o olhar estreito de muitos deles não consegue enxergar.

esperar então que tenham consciência, solidariedade, responsabilidade sócio-ambiental, é querer muito. só no papel e na publicidade.

costumo ir à praia em frente ao Sheraton e espero que a beleza e imponência deles não seja só na fachada.

bj!