Triciclos vão circular, inicialmente, em Volta Redonda
Os 'eco-taxis', triciclos usados para transporte público nas principais cidades da Europa, já são a mais nova atração em Volta Redonda. A cidade vai comemorou seus 54 anos com o lançamento do programa Pedala VR, dentro dos moldes do programa 'Rio-Estado da Bicicleta' da Secretaria Estadual de Transportes.
Inicialmente, quatro 'eco-taxis' vão transportar os moradores através dos 35 quilômetros de ciclovias e faixas cicloviárias que a prefeitura está construindo na cidade. Um deles ganhou as cores originais dos táxis que circulam na cidade do Rio de Janeiro: amarelo com faixa em azul. Os novos veículos não-poluentes foram projetados para um ciclista/motorista e dois passageiros na parte de trás. Os modelos que vão circular no estado do Rio possuem a logomarca do programa 'Rio-Estado da Bicicleta' e, na parte de cima, um letreiro luminoso com a marca do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, o objetivo do 'eco-taxi' é dar mais uma alternativa de mobilidade para as pessoas, principalmente nos municípios do interior, onde as distâncias não são longas.
- Precisamos conscientizar o maior número de pessoas de que elas não precisam apenas do carro para se locomover. Existem outras alternativas muito interessantes, como os triciclos e as bicicletas, que podem suprir a necessidade do carro e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais puro. Acho que esse tipo de transporte seria super bem-vindo na orla do Rio e no Caminho Niemayer em Niterói. Agora que os primeiros modelos chegaram, vamos apresentá-los para as prefeituras - disse o secretário Julio Lopes.
O secretário lembrou ainda que 29 cidades, entre Europa, Estados Unidos e Ásia, já utilizam o 'eco-taxi', que por lá leva o nome de 'velotáxi'. Entre estas cidades estão Paris, Lion, Amsterdã, Barcelona, Atenas, Roma, Berlim, Tóquio e Hiroxima. Por lá, os triciclos, além de facilitarem o deslocamento do dia-a-dia, servem para incrementar o turismo.
- Acredito que, no Rio, os turistas iam achar muito simpático poder passear pela orla da Zona Sul ou da Barra e, nos finais de semana, no Centro Histórico do Rio a bordo do 'eco-taxi'. Além de ser um passeio agradável, é um transporte limpo, não poluente. Em cidades da Europa e também dos Estados Unidos, as prefeituras incentivam e investem neste tipo de transporte. Esperamos que isso também comece a acontecer por aqui - destacou Julio Lopes.
Volta Redonda já tem o histórico de uso da bicicleta entre os seus moradores. A imagem-símbolo da cidade é justamente um operário indo trabalhar de bicicleta. E para resgatar essa tradição, a cidade lançou o Pedala VR e adere ao programa 'Rio-Estado da Bicicleta'.
- Queremos fazer uma grande festa e resgatar a tradição do uso da bicicleta, que sempre foi característico em nosso município. Todo cidadão sabe que a imagem que melhor representa Volta Redonda é a do operário indo trabalhar de bicicleta com seu uniforme e capacete. E antigamente era assim mesmo. Hoje, perdemos um pouco essa vocação, mas com o lançamento do 'Pedala VR' e com a adesão ao programa 'Rio-Estado da Bicicleta', vamos recuperar essa nossa característica - disse o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Netto.
A rede cicloviária de Volta Redonda foi planejada com 30.445 metros de extensão, além de um trecho de 4.450 metros que já está sendo construído pela prefeitura. A proposta garante a mobilidade em torno da Usina Presidente Vargas (CSN), através do anel cicloviário que se integra à cidade por cinco grandes eixos estruturais.
Os 'eco-taxis', triciclos usados para transporte público nas principais cidades da Europa, já são a mais nova atração em Volta Redonda. A cidade vai comemorou seus 54 anos com o lançamento do programa Pedala VR, dentro dos moldes do programa 'Rio-Estado da Bicicleta' da Secretaria Estadual de Transportes.
Inicialmente, quatro 'eco-taxis' vão transportar os moradores através dos 35 quilômetros de ciclovias e faixas cicloviárias que a prefeitura está construindo na cidade. Um deles ganhou as cores originais dos táxis que circulam na cidade do Rio de Janeiro: amarelo com faixa em azul. Os novos veículos não-poluentes foram projetados para um ciclista/motorista e dois passageiros na parte de trás. Os modelos que vão circular no estado do Rio possuem a logomarca do programa 'Rio-Estado da Bicicleta' e, na parte de cima, um letreiro luminoso com a marca do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, o objetivo do 'eco-taxi' é dar mais uma alternativa de mobilidade para as pessoas, principalmente nos municípios do interior, onde as distâncias não são longas.
- Precisamos conscientizar o maior número de pessoas de que elas não precisam apenas do carro para se locomover. Existem outras alternativas muito interessantes, como os triciclos e as bicicletas, que podem suprir a necessidade do carro e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais puro. Acho que esse tipo de transporte seria super bem-vindo na orla do Rio e no Caminho Niemayer em Niterói. Agora que os primeiros modelos chegaram, vamos apresentá-los para as prefeituras - disse o secretário Julio Lopes.
O secretário lembrou ainda que 29 cidades, entre Europa, Estados Unidos e Ásia, já utilizam o 'eco-taxi', que por lá leva o nome de 'velotáxi'. Entre estas cidades estão Paris, Lion, Amsterdã, Barcelona, Atenas, Roma, Berlim, Tóquio e Hiroxima. Por lá, os triciclos, além de facilitarem o deslocamento do dia-a-dia, servem para incrementar o turismo.
- Acredito que, no Rio, os turistas iam achar muito simpático poder passear pela orla da Zona Sul ou da Barra e, nos finais de semana, no Centro Histórico do Rio a bordo do 'eco-taxi'. Além de ser um passeio agradável, é um transporte limpo, não poluente. Em cidades da Europa e também dos Estados Unidos, as prefeituras incentivam e investem neste tipo de transporte. Esperamos que isso também comece a acontecer por aqui - destacou Julio Lopes.
Volta Redonda já tem o histórico de uso da bicicleta entre os seus moradores. A imagem-símbolo da cidade é justamente um operário indo trabalhar de bicicleta. E para resgatar essa tradição, a cidade lançou o Pedala VR e adere ao programa 'Rio-Estado da Bicicleta'.
- Queremos fazer uma grande festa e resgatar a tradição do uso da bicicleta, que sempre foi característico em nosso município. Todo cidadão sabe que a imagem que melhor representa Volta Redonda é a do operário indo trabalhar de bicicleta com seu uniforme e capacete. E antigamente era assim mesmo. Hoje, perdemos um pouco essa vocação, mas com o lançamento do 'Pedala VR' e com a adesão ao programa 'Rio-Estado da Bicicleta', vamos recuperar essa nossa característica - disse o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Netto.
A rede cicloviária de Volta Redonda foi planejada com 30.445 metros de extensão, além de um trecho de 4.450 metros que já está sendo construído pela prefeitura. A proposta garante a mobilidade em torno da Usina Presidente Vargas (CSN), através do anel cicloviário que se integra à cidade por cinco grandes eixos estruturais.
Fonte: Secretaria Estadual de Transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário