domingo, 7 de dezembro de 2008

WAL-MART INAUGURA HIPERMERCADO ECOEFICIENTE

Expectativa é reduzir no mínimo 25% o consumo de energia e 40% o de água

O Wal-Mart Brasil abriu, no dia 2 de dezembro, o seu hipermercado ecoeficiente. No bairro de Campinho, zona norte do Rio de Janeiro, a loja reúne o maior número de iniciativas sustentáveis que a empresa já implementou em todas as suas construções. “Esta loja é resultado de um trabalho que fazemos desde 2005, testando e introduzindo mudanças em nossas unidades que contribuem para o meio ambiente. Muitas já são permanentes e utilizadas em várias de nossas lojas, independente do formato. Em Campinho reunimos mais de 60 dessas iniciativas. É a primeira vez que uma loja desse porte contempla tantas mudanças relacionadas à sustentabilidade”, diz Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.

Com investimento total de R$52 milhões, parte dele para viabilizar as ações sustentáveis que o hipermercado apresenta, a expectativa é reduzir no mínimo 25% o consumo de energia e 40% o de água. Apesar do investimento ser um pouco maior do que uma loja convencional, as economias de médio e longo prazo são significativas.

O Wal-Mart Campinho combina o desempenho econômico, ambiental e social, reduzindo os impactos da operação, usando de forma racional matérias-primas, água, energia, reduzindo a geração de resíduos e aumentando os índices de reutilização e reciclagem de materiais, além de contribuir para aproximar ainda mais a empresa dos públicos com os quais se relaciona.

De iniciativas como letreiro com lâmpadas LED (mais econômicas e duráveis), paredes com blocos de isopor na fachada e uso de energia solar até uniformes feitos de garrafa PET recicladas, cartazes de material reciclado e tinta sem solvente, o Wal-Mart Campinho é uma prova de que a sustentabilidade pode ser replicada. Boas partes das ações estão presentes em várias lojas e outras, em todas. Mais do que isso, o que está implementado nesta unidade pode – e vai – ser utilizado nas construções daqui para frente. “Todas as lojas do Wal-Mart Brasil serão ecoeficientes, em diferentes níveis, de acordo com as possibilidades geográficas e físicas de cada unidade. As soluções implantadas variam de acordo com as características do terreno, localização da unidade e o tipo de loja, mas o desafio é introduzir o maior número possível de iniciativas e, assim, potencializar o benefício de cada mudança”, completa Héctor. “Algumas delas não são visíveis para o cliente, mas tem grande impacto ambiental”.

Todos os funcionários receberam treinamento para entender o impacto de cada iniciativa da loja e, consequentemente, divulgar a informação para os clientes. Qualquer pessoa do quadro do Wal-Mart Campinho está apta para mostrar ao público interessado as características de sustentabilidade da unidade. Os funcionários também foram treinados pelo Instituto Akatu sobre consumo consciente, assim como mais de 20.000 funcionários do Wal-Mart em todo o Brasil. Além disso, 100% da liderança da loja passou por um treinamento diferenciado sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Social - A escolha do bairro também não foi por acaso. “O Wal-Mart tem o compromisso de desenvolver e melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está inserido” afirma Núñez. Trazer para Campinho a loja ecoeficiente é ratificar essa diretriz. A loja gerou 350 empregos diretos, a maioria para pessoas que moram em seu entorno. Além disso, a população da região será beneficiada com ações de responsabilidade social da empresa. No Rio de Janeiro, o projeto Com. Domínio Digital, apoiado pelo Instituto Wal-Mart, já incluiu no mercado de trabalho 22% de seus participantes em diversas empresas da cidade.

Os resíduos coletados pela estação de reciclagem da loja, parte do projeto ‘Estações de Reciclagem Wal-Mart Coca-Cola’ implantado em 235 lojas do País é destinado para cooperativa de catadores que atuam localmente contribuindo para a geração de renda e inclusão social.
Loja – O Wal-Mart Campinho fica na rua Ernani Cardoso, 350, e está num terreno de 30 mil m², sendo 24 mil m² de área construída e 6.000m² de área de vendas. No estacionamento, 385 vagas, sendo 257 cobertas. A loja tem 28 caixas e funciona das 7h às 22h, de segunda a domingo.
Fonte: Assessoria Wal-Mart

Nenhum comentário: