sábado, 20 de dezembro de 2008

Governo do Estado e Marinha se unem para socorrer as vítimas das enchentes nas regiões Norte e Noroeste

O governo do Estado do Rio de Janeiro deu início hoje a um Plano de Mobilização para socorrer às milhares de vítimas em municípios nas regiões Norte e Noroeste, castigadas pelas chuvas dos últimos três dias. Quatro secretários de governo - Luiz Fernando Pezão, vice-governador e secretário de Obras; Benedita da Silva, Ação Social; Marilene de Oliveira Ramos dos Santos, Ambiente; e Sérgio Côrtes, da Saúde e Defesa Civil, mais o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, foram até Itaperuna e Campos dos Goytacazes para verem de perto a situação. As avaliações foram passadas para o governador Sérgio Cabral, que entrou em contato com o Ministério da Defesa.

A partir deste contato, a Marinha decidiu ajudar nas ações de resgate e atendimento aos desalojados e desabrigados, que já somam mais de 32,5 mil vítimas. Segundo ficou acordado, a Marinha enviará três helicópteros, 10 caminhões unimogs (capazes de circular nas áreas alagadas) e mais 10 barcos.

A frota será usada para ajudar no resgate de pessoas e para entrega de alimentos e água aos atingidos. A expectativa é que os helicópteros, caminhões e barcos sejam enviados nos próximos dias.

Também hoje, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) enviou para a região atingida 20 toneladas de alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de colchonetes.

No momento, o Estado conta com quatro helicópteros, oito barcos e 350 homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalhando no socorro às vítimas nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira, Natividade, Itaocara, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Porciúncula, Campos dos Goytacazes, Cambuci, Itaperuna e Laje do Muriaé.

Amanhã, o governador Sérgio Cabral e seus secretários vão estar reunidos em Campos dos Goytacazes com prefeitos das cidades da região. Técnicos da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Sesdec também participarão do encontro. Na oportunidade, os técnicos irão passar para os prefeitos as ações de prevenção que devem ser tomadas para evitar o surgimento de casos de doenças como hepatite tipo A, diarréias e leptospirose, que normalmente ocorrem por conta das inundações.

O Diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Marcos Antonio Moreira dos Santos, também vai participar da reunião e deve sobrevoar a região atingida, na companhia do governador Sérgio Cabral.
Fonte: Assessoria da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do RJ

Nenhum comentário: